domingo, 27 de abril de 2008

Nova Maria


'Porque os outros se mascaram mas tu não.
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não. '
(Sophia de Mello Breiner )

Maria abre os olhos lentamente e sorri para o céu emoldurado pela parte superior da janela de guilhotina. Sabe que a montanha está por trás de sua cabeça, no mesmo lugar onde sempre esteve e sempre estará ( mesmo quando seus olhos não mais puderem ver e sua memória passar a viver na dos outros).

Vira o rosto, ainda deitada, para o copo com água sobre a mesa e sorri quando vê que a água filtrada está gaseificada como uma espécie de néctar angelical. Senta-se no sofá onde escolheu dormir àquela noite, estende a mão para o copo e bebe todo seu conteúdo de uma vez, acreditando que a água curará o que ainda precisa de cura. Estica o olhar de esguelha através das portas de vidro do terraço para verificar se há olhares curiosos na construção ao lado. Levanta-se, puxando a camiseta branca para baixo, e, na passagem até a escada em direção ao primeiro andar da casa, sorri, novamente, um bom–dia para a sua montanha-rainha coroada por uma pirâmide verde.

Desce as escadas, sentindo as pernas um pouco enrijecidas, e pensa: Deus, envelheço!
No banheiro admira-se, sempre, da enorme quantidade de líquido que sua bexiga consegue reter durante a noite. Vai até a cozinha, prepara o café, abre a porta da geladeira procurando o queijo e cantarolando baixinho The man I love. Senta-se à mesa da sala e inicia o novo dia, café na mão e a incrível sensação de liberdade conquistada batendo, feliz, no peito.
E ela sabe, após tantos anos, exatamente o que fazer com ela.
Márcia Leite

Nenhum comentário: