terça-feira, 12 de maio de 2009






O Viajante Eleito


“Há uma imensa melancolia na lucidez que me acompanha”
A Colhedora de Palavras, in Versos Descarados.



Retirou a alma do Viajante Eleito, onde (ela sabia) não encontraria o brilho da intelectualidade. Guardou-a entre seus tesouros: cartas de amor, fotos dos tempos de inocência, pétalas de rosas secas pelo tempo (inclusive das ofertadas pelo Viajante Eleito), postais da amiga distante, mechas de cabelo dos filhos quando bebês, mantras para momentos de desespero, autos litigiosos para nunca esquecer.

A alma do Viajante Eleito aconchegou-se entre os perfumes das suas preciosidades. Recendia à tristeza e sândalo. Mas, sendo guardado novo, seu cheiro se destacava sobre os demais como saudade viva que dói aguda.

O Viajante Eleito continuou sua caminhada, dizendo-se sem sol, sem vontade de vida. Lágrimas e o deus dos que amam preencherão o vazio do corpo. Ela, a guardiã de sua alma, era a mais solitária vendo-o ir. As mãos endureceram, retendo o gesto de arrependimento, no mesmo momento em que o coração partiu-se. Cheirou a alma recém-guardada e resistiu. Entendeu que a tomara por egoísmo. Ela será o conforto quando ressentir-se da solidão que acompanha a lucidez e precisar do delírio amoroso que habita os emaranhados de loucura que só uma alma apaixonada guarda.

Márcia Leite

Um comentário:

Carmen Regina Dias disse...

Orra, meu...
só de ler estas poucas e imensas
linhas já sinto vontade de ganhar estrada, enlouquecer a céu aberto:


"O Viajante Eleito continuou sua caminhada, dizendo-se sem sol, sem vontade de vida. Lágrimas e o deus dos que amam preencherão o vazio do corpo. Ela, a guardiã de sua alma, era a mais solitária vendo-o ir. As mãos endureceram, retendo o gesto de arrependimento, no mesmo momento em que o coração partiu-se. Cheirou a alma recém-guardada e resistiu. Entendeu que a tomara por egoísmo. Ela será o conforto quando ressentir-se da solidão que acompanha a lucidez e precisar do delírio amoroso que habita os emaranhados de loucura que só uma alma apaixonada guarda."

Márcia Leite

Criatura... "cria e atura" (T.M) atura essa alma esfomeada de ser...