terça-feira, 29 de abril de 2008

No pio da coruja


A serenata
(Adélia Prado)

Uma noite de lua pálida e gerânios
ele viria com boca e mãos incríveis
tocar flauta no jardim.
Estou no começo do meu desespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro doida ou santa.
Eu que rejeito e exprobo
o que não for natal como sangue e veias
descubro que estou chorando todo dia,
os cabelos entristecidos,
a pele assaltada de indecisão.
Quando ele vier, porque é certo que vem,
de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?
A lua, os gerânios e ele serão os mesmos
- só a mulher entre as coisas envelhece.
De que modo vou abrir a janela, se não for doida?
Como a fecharei, se não for santa?

A solidão e seu reconhecimento se misturam e formam um cordão de isolamento da lua que brilha no céu. A sabedoria, nem sempre benévola, invade a noite e as perguntas não cessam. O momento é ideal para mudanças, tomada de posição, mas falta coragem. Os sinais evidentes de sofrimento próximo se apresentam, um após o outro, mesmo assim, ela se pergunta por que ainda não consegue ceder à sensatez. As perguntas martelam o peito como pequenas bigornas na pedra. Lentamente, constantemente. Nada mudará. A lucidez espremida em seu último espaço, insiste: considere os sinais!

Desiste. Não há o que possa fazer. Lamenta.

O coração quebra no pio da coruja, mas a razão domina a essência estabelecendo parâmetros de sobrevivência. Retira o homem de seu presente e o considera passado. Mas ela também sabe que o passado tem pernas longas e braços sedutores. É polvo disfarçado de boto, górgone disfarçada de sereia. Ela acredita que a função do passado deveria ser crescimento, mas neste caso o crescimento em outros passados não se mostrava suficiente para que não sofresse a despedida. Mas resistiria.

A noite empalidece nos braços da madrugada, e à Júlia - conhecedora do que se disfarça - só resta o murmúrio de uma oração de fortalecimento até o sol que nunca falha (e que se considera merecedora), aprendiz esforçada que tem sido.
Márcia Leite
(imagem: Salvador Dali - A mulher de costas)

Nenhum comentário: